Qual o nó ideal para amarrar linha no carretel do Molinete?

Postado por: Henrique Sellin Categoria: Dicas de Pesca, Nós de Pesca Comentários: 0

Qual o nó ideal para amarrar linha no carretel do Molinete?

Como colocar linha no molinete? Nesse artigo vamos dar uma dica de qual nó usar para amarrar a linha de monofilamento no carretel do molinete.

Um pequeno detalhe que pode aprimorar e salvar sua pescaria. Vamos lá!

A grande maioria dos pescadores esportivos teve seu primeiro contato de pesca de arremesso usando molinetes. Os molinetes de pesca são mais fáceis de usar, principalmente no momento do arremesso pois evitam a famosa “cabeleira”.

Além de pescadores esportivos iniciantes, muitos pescadores experientes usam molinete em modalidades que exigem maior técnica de trabalho. Essas modalidades costumam exigir um conhecimento mais elaborado do equipamento, já que cada detalhe faz a diferença.

Quanto menor o volume do nó, maior segurança

Após dar o nó de contato no carretel do molinete, teremos inúmeras voltas de linhas, que iram comportar mais de 100, 200 ou 300 metros de linha. Por isso precisamos usar um nó que fique rente ao carretel e não cause volume.

O volume nesse caso é um dos grandes fatores que irá “encavalar” ao criar irregularidade. Muitos pescadores usam o nó “7 voltas” por ser prático, porém é muito volumoso.

Se a linha chegou ao final do carretel,  o nó que deve segurar o peixe.

 Esse é o pensamento é dominante entre os pescadores, porém está equivocado. Ao fazer um nó super resistente no carretel, ele irá atrapalhar mais o desempenho do resto da linha do que ajudar numa eventual briga.

Caso o peixe tome toda a linha do carretel, a chance dele estourar qualquer nó que você tenha, ou quebrar o molinete, ou quebrar a vara é muito grande. Ou então, um nó de contato muito volumoso durante uma briga com peixe grande faz com que crie “vãos” no carretel e essas irregularidades na acomodação da linha pode “travar” o fluxo de saída da linha e vir a estourar a linha em uma briga quer poderia vencida.

Segue abaixo o nó ideal para contato de linha Monofilamento com o carretel do molinete:

Resumindo:

Realize um nó pratico é fácil de fazer sem criar volume. Esse procedimento irá dar melhor desempenho nos arremessos e saída de linha do carretel, além de evitar que a linha “encavale” nos vãos formado por volume no carretel durante a briga com peixes maiores.

Compartilhe esta postagem

Comente

  Subscribe  
Notify of