Como escolher sua Boia Cevadeira

Postado por: Henrique Sellin Categoria: Dicas de Pesca, Trabalho de Iscas Comentários: 0

Como escolher sua Boia Cevadeira

Fala amigos pescadores de Tamba beleza? 

Sou o Victor da loja Corricos e hoje vou falar um pouco sobre a boia cevadeira e a maneira e modelos que uso em cada situação de pesca. Como exemplo vou usar as bóias da JR, que tenho usado em minhas pescarias.

A JR possui diversos modelos de boias cevadeira com variações de cores que o pessoal costuma utilizar nas pescarias de Tambaqui em pesqueiros.

As boias cevadeiras mais utilizadas hoje em uma pescaria de Tamba são: Kuro, Robusta e a Parruda.

A diferença básica entre elas é o tamanho, sendo a kuro uma boia cevadeira menor, com capacidade para 40 gramas de ração aproximadamente.

Já a Robusta tem capacidade de 52 gramas de ração e a Parruda com 60 gramas. Leve sempre em consideração o valor da boia + o valor de capacidade de carga de ração para saber se está aproximado do casting da vara.

No meu dia a dia costumo utilizar a boia Kuro com o meu equipamento de vara mais esportivo. A boia kuro por ser uma boia mais leve acaba facilitando o meu arremesso e precisão. Por equipamento mais esportivo, estou me referindo a uma vara com casting de baixo. 

O momento em que utilizo esse equipamento é quando vejo que está tendo muita ação de peixes na superfície. Porque é o momento em que o pescador não vai precisar ficar cevando, e sim o momento de pouca ração para que o peixe encontre a ração do seu anzol.

Já a boia Robusta costumo utilizar em dias de vento, para que uma quantidade maior de ração não seja carregada para longe tão rápida ao cair na água. Ou então, quando o peixe demora mais pra subir para superfície. Por ser uma boia um pouco pesada que a Kuro eu utilizo em uma vara que o casting seja acima de 100g. Com o equipamento bem equilibrado você terá bons arremessos e precisões.

O momento em que utilizo a boia Parruda, é quando vou começar a pescaria, pois jogo mais ração e vejo como os peixes estão se comportando, raramente utilizo a Parruda para pescar apenas utilizo para cevar e logo em seguida troco para uma boia menor. 

Caso o lago seja pequeno ou tem muita tilápia e acaba atrapalhando sua ceva com as boias menores, aí sim utilizo a boia Parruda, para dar tempo dos tamba subir e você ter a oportunidade de fisgar.

Falando sobre as cores,  as boias cevadeiras JR são laranja, amarela, verde, rosa, preta, branca, azul e vermelha. As cores variam a gosto do pescador, algumas boias são mais difíceis de enxergar por conta do tempo, pode estar mais ensolarado, nublado ou alguns pontos de pesca estar com sombra, algumas boias dificultam suas visualização.

 As boias de cores mais escuras eu sinto dificuldade de enxergar como a preta, azul e a verde. Tenho facilidade com as bóias de cor rosa, pois consigo ver em qualquer clima e acho uma cor boa para quem esta começando. 

As bóias amarelas e brancas gosta muito de usar em dias nublados ou quando forma alguma sombra. Já a boia laranja tenho boa  visualização quando o sol está forte de cima, nos horários próximo ao meio dia.

Escolha sempre o copo preto, para ser mais discreto na água e não chamar a atenção do peixe, já que essa parte costuma ficar submersa.

Compartilhe esta postagem

Comente

  Subscribe  
Notify of