Blog
Noção Inicial de Como Atirar com Arco e Flecha Composto
Se você está procurando sobre como atirar com arco e flecha composto existe uma grande chance de seu objetivo é se tornar um caçador e assim como eu, aprimorar as chances de sucesso na caçada. Portanto nesse artigo vamos falar um pouco sobre as noções básicas focado principalmente em quem deseja caçar.
Primeiro de tudo, a caça regulamentada no presente momento (2020) é apenas de uma única espécie o Javali. Essa espécie exótica foi introduzida por povos europeus no momento da colonização e ganhou uma extrema capacidade adaptativa na vida silvestre brasileira. Considerados por muitos como uma “praga”, conseguimos junto aos órgãos ambientais responsáveis uma liberação de caça.
Para uma maior efetividade na caça de Javali com arco devemos nos restringir aos arcos compostos, isto é, arcos que permitem um poder de impacto e perfuração maiores devido a sua composição.
Em geral, arcos compostos possuem 2 roldanas, 2 cabos e 1 corda principal. Além de ser muito utilizado um gatilho e uma mira de corda “peep sight”. Esses atributos ajudam muito na precisão e aliviam a tensão muscular para o momento de foco e definição de alvo.
Entendendo a necessidade de um arco composto para caça de Javali, e conhecendo um pouco mais sobre o equipamento podemos seguir com algumas dicas de como atirar com arco e flecha melhorar seu disparo.
1 – Anel em “D” – D-loop.
- Se você usa gatilho, como a maioria dos caçadores de arco, certifique que sua corda possui um Anel em D para travar o gatilho. Esse anel é feito com um nó basico e que forma um laço. Esse laço serve como espaço para encaixe do Nock da flecha. Portanto é muito importante que o Anel em D esteja localizado no local correto.
2 – Mira de Corda
- Mira de Corda ou Peep Sight é uma ferramenta fundamental para seu disparo ter sucesso. Para caça é utilizado o tamanho 3/16’’, e certifique que ela está posicionada em um bom local antes de travar. A mira de corda funciona com um alinhamento com a mira do arco formando um circulo único na visão do arqueiro.
3 – Segurança
- Certifique que está treinando em um local protegido e com fundo de madeira ou feno. Dispare sempre para baixo. Ao armar o arco faça o movimento levemente para baixo ou na direção do alvo. Se você precisa levantar o arco para armar, alguma coisa está errada, provavelmente o arco está muito pesado para você.
4 – Ponto Âncora
- Defina o ponto âncora para manter sua preparação de disparo sempre padronizada. No meu caso meu ponto âncora é a junção de 2 encaixes. Primeiro eu garanto que o osso do meu dedo indicador esteja encaixado embaixo da orelha. Segundo eu sinto a corda encostar na ponta do meu nariz. Quando faço isso eu garanto que minha visada estará alinhada com o Arco e com a mira sempre na mesma posição.
5 – Conferência de Flecha.
- Antes de cada disparo, eu gosto de conferir o Nock se está encaixando direito pois ele é que segura a flecha na corda e eventualmente uma flecha que escorregue pode causar um acidente. Outro ponto importante é conferir a qualidade da flecha, muitas vezes elas podem estar trincadas com a pressão acabar rachando e quebrando sua mira.
Espero ter ajudado, abaixo segue um vídeo com algumas dicas que fizemos na loja
O tiro com arco é muito esportivo e gostoso, começar nessa modalidade é um caminho sem volta. Para os caçadores de Javali que pretendem iniciar nessa modalidade existe sempre a vantagem do disparo silencioso o que permite caçar durante o dia e também não assustar possíveis javalis próximos ao seu ponto. De preferencia para flechas de carbono com ponteiras de caça para maior sucesso.
Obrigado.
Henrique Sellin